Nesta tela você pode ver o conteúdo do seu disco rígido(s) juntamente com as propostas de particionamento do DrakX para onde instalar o Mageia.
As opções atuais disponíveis mostradas abaixo irão variar de acordo com o layout e o conteúdo de seu disco rígido(s) específico.
Opções Principais
Se esta opção estiver disponível, então partições existentes compatíveis com o Linux foram encontrados e podem ser utilizadas para a instalação.
Se você tiver espaço não utilizado em seu disco rígido, então esta opção irá usá-lo para a sua nova instalação da Mageia.
Usar espaço livre de uma Partição do Windows
Se você tiver espaço não utilizado em uma partição existente do Windows, o instalador pode se oferecer para usá-lo. Essa pode ser uma maneira útil de abrir espaço para sua nova instalação da Mageia, mas veja o aviso abaixo.
Com esta opção, o instalador exibe a partição restante do Windows em azul claro e a partição proposta da Mageia em azul escuro com os tamanhos pretendidos logo abaixo. Você tem a opção de modificar esses tamanhos clicando e arrastando o espaço entre as duas partições. Veja a seguinte captura de tela:
Isso envolve reduzir o tamanho da partição do Windows e, portanto, é uma operação arriscada; portanto, você deve fazer backup de todos os arquivos importantes antes de continuar. |
Particionamento de disco personalizado
Isso lhe dará total controle sobre o local da instalação em seu(s) disco(s) rígido(s).
Se você não estiver usando a opção de particionamento de disco personalizado , o instalador alocará o espaço disponível de acordo com as seguintes regras:
Se o espaço total disponível for menor que 50 GB, apenas uma partição será
criada. Esta será a partição /
(root).
Se o espaço total disponível for maior que 50 GB, então três partições serão criadas
6/19 do espaço total disponível é alocado para partição
/
raiz com um máximo de 50 GB
1/19 é alocado para partição swap
com um máximo de 4
GB
o restante (pelo menos 12/19) é atribuído a partição /home
Isso significa que, a partir de 160 GB ou mais de espaço disponível, o instalador criará três partições:
50 GB para /
4 GB para swap
e o restante para /home
Se você estiver usando um sistema UEFI, o ESP (EFI System Partition) será
automaticamente detectado - ou criado, se ainda não existir - e montado em
Se você estiver usando o sistema Legacy (também conhecido como BIOS) com um disco particionado GPT, será necessário criar uma partição de boot de inicialização da BIOS, se ela ainda não existir. Deve ter cerca de 1 MiB sem ponto de montagem. Ele pode ser criado com o instalador, sob o particionamento de disco personalizado, como qualquer outra partição. Certifique-se de selecionar a “partição de inicialização da BIOS” para o tipo de sistema de arquivos. Veja DiskDrakepara obter informações sobre como proceder. |
Algumas unidades de armazenamento mais recentes agora usam setores lógicos de 4096 bytes, em vez do padrão anterior de 512. Devido à falta de hardware disponível, a ferramenta de particionamento usada no instalador não foi testada com essa unidade. Alguns dispositivos SSD agora usam um tamanho de bloco de escrita acima de 1 MB. Se você tiver um dispositivo desse tipo, sugerimos que você particione a unidade com antecedência, usando uma ferramenta de particionamento alternativa, como gparted, e use as seguintes configurações:
Certifique-se também de que todas as partições sejam criadas usando um número par de megabytes. |
Aqui você vê as partições do Linux que foram encontradas no seu computador. Se você não concordar com as sugestões do DrakX, você mesmo pode alterar os pontos de montagem.
À esquerda do menu, há uma lista de partições disponíveis. Por exemplo:
sda
é um disco rígido e 5
é o
número da partição, seguido por (capacidade,
ponto de montagem, tipo de sistema de arquivos) da partição.
Se você tem inúmeras partições, você consegue escolher diferentes
pontos de montagem do menu, como
/
, /home
e
/var
. Você consegue inclusive criar seus próprios
pontos de montagem, por exemplo /video
para uma
partição onde você deseja armazenar seus filmes, ou talvez
/Dados
para todos os seus arquivos de dados.
Para quaisquer partições que você não precise usar, você pode deixar o campo de ponto de montagem em branco.
Se você fizer qualquer alteração aqui, verifique que você tem uma partição
|
Se você não está certo o que escolher, clique Voltarpara voltar e então marque Particionamento customizado do disco , onde você consegue clicar sobre uma partição para visualizar seus tipos e tamanhos. |
Se você está certo que os pontos de montagem estão corretos, clique em Próximo , e escolha se você deseja apenas formatar a partição sugerida pelo DrakX ou mais.
Modifique o layout de seu disco(s) aqui. Você pode remover ou criar partições, alterar o sistema de arquivos ou o tamanho de uma partição e até mesmo visualizar os detalhes antes de começar.
Há uma aba na parte superior para cada disco rígido detectado (ou outro
dispositivo de armazenamento, como um pendrive), por exemplo:
sda
, sdb
, sdc
etc.
Para todas as outras ações: clique na partição desejada primeiro. Em seguida, visualize-o ou escolha um sistema de arquivos e um ponto de montagem, redimensione-o ou limpe-o. Modo Expert fornece mais opções, como rotular (nome) para uma partição ou escolher um tipo de partição.
Continue até ajustar tudo de acordo com suas necessidades, e em seguida, clique em Pronto quando estiver pronto.
|
Aqui você pode escolher quais partições deseja formatar. Quaisquer dados, em partições não marcadas para formatação, serão preservados.
Normalmente, pelo menos as partições selecionadas pelo DrakX precisam ser formatadas.
Clique em Avançado para escolher as partições que você procura analisar por bad blocks
Quando tiver certeza sobre as seleções, clique em Avançar para continuar.