Gerenciar diferentes perfis de rede Draknetprofile
Introdução Cada interface de rede de um sistema Mageia é configurada inicialmente com um conjunto fixo de parâmetros. Isso corresponde ao que é esperado por um usuário de um computador desktop, mas pode não ser adequado quando o sistema é movido entre vários ambientes de rede: ter o sistema executado em diferentes ambientes de rede exigirá que várias configurações coexistam para um determinado dispositivo de rede - caso contrário, a interface pode precisar ser reconfigurada sempre que o ambiente de rede for alterado.
Perfis O Linux fornece suporte para várias configurações de dispositivos de rede como um recurso padrão. A noção de um "perfil de rede" refere-se a um conjunto de configurações de dispositivos de rede, definidos para um ambiente de rede específico. Cada perfil de rede tem um nome - a configuração inicial que sai da geração do sistema tem o nome "default"; quando um novo perfil é criado, um nome deve ser especificado, o qual é diferente de todos os nomes de perfis já existentes.
Draknetprofile O Draknetprofile é um componente - muito simples - do Centro de Controle Mageia (MCC), e fornece uma interface gráfica do usuário (GUI) para gerenciar perfis. Esta GUI permite alternar entre perfis - ou seja, ativar um perfil de destino para se tornar o "perfil atual", criar um novo perfil adicional excluir um perfil da lista de perfis definidos.
Executando o Draknetprofile
Definindo perfis, comutação de perfil Definir/modificar perfis diz respeito a todo o sistema Linux e a todos os seus usuários. A execução do draknetprofile, portanto, requer privilégios de root. Normalmente, o lançamento é realizado a partir do MCC (que já é executado como root): Figura 1: Centro de Controle Mageia: Rede& Guia Internet iniciar o MCC pressionando o ícone da MCC em um dos painéis da área de trabalho, selecione a guia "Rede e Internet", clique em "Gerenciar perfis de rede diferentes" na seção "Personalizar e Proteger sua rede" (contorno vermelho sólido na Figura 1). O Draknetprofile também pode ser iniciado por uma instrução de linha de comando de um emulador de terminal com privilégios de root (isso pode ser útil quando a saída padrão ou a saída de erro do draknetprofile precisar ser consultada - por exemplo, para depuração). Simplesmente digite:  draknetprofile  Após o lançamento, a página principal do Draknetprofile será exibida: Figura 2: Ações de gerenciamento do Draknetprofile A zona superior da janela contém a lista dos nomes de todos os perfis atualmente definidos. A zona inferior apresenta uma série de botões: "Ativar" ... estabelece o perfil selecionado (zona superior da janela) como o perfil atual (e salva as propriedades do perfil antigo); "Novo" ... crie um novo perfil; "Apagar" ... apaga o perfil selecionado da lista de perfis definidos; "Sair" ... sai do Draknetprofile. Antes de apertar o botão "Ativar" ou "Excluir", você deve selecionar um perfil da lista: selecione-o com um clique no botão esquerdo do mouse sobre o nome do perfil de destino. Apertar o botão "Novo" iniciará uma janela auxiliar onde você poderá digitar o nome do perfil que deseja criar; esse nome deve ser diferente de qualquer perfil já existente. Este perfil será criado como uma cópia precisa do perfil atualmente ativo e imediatamente ativado como o perfil atual. Você provavelmente precisará especificar suas propriedades (modificar a configuração criada automaticamente) em uma segunda ação independente: sair do Draknetprofile (pressione o botão "Sair"), de volta na aba "Rede e Internet", você seleciona a aba "Configurar uma nova interface de rede (...)" (marcada com contorno vermelho tracejado na Figura 1), você então percorre as etapas para configurar a interface; eles são semelhantes àqueles que você fez para configurar a interface original durante a geração do sistema - conforme documentado no manual do Drakconnect. A zona intermediária da janela é normalmente oculta, pressione o botão "Avançado" para torná-lo visível. Ele deve exibir a lista de nomes de "módulos" do Draknetprofile (como "rede", "firewall", "urpmi"), cada um com um botão de seleção ao lado do nome; esses botões de verificação determinam se as propriedades controladas por esse módulo estão incluídas no perfil ou não.
Usando um sistema que possui mais de um perfil Em um sistema no qual vários perfis são definidos, uma interação adicional do usuário é necessária quando o sistema é inicializado: no final das atividades de bootstrapping - logo antes do Ambiente de trabalho iniciar - você receberá uma mensagem como:  Selecione o perfil de rede: (1) padrão (2) roaming*  Digite 1 ou 2 para selecionar o "padrão", respectivamente, o perfil "roaming" ou o retorno de carro para selecionar o perfil marcado com um asterisco (o perfil que estava ativo quando o sistema foi desligado). Atualmente (Mageia-5) parece haver um problema intermitente: acontece que o sistema deixa de responder depois de solicitar ao usuário que selecione um perfil. A única maneira de sair dessa situação é uma outra inicialização de boot. Esse problema está sob analise.
Apêndice: Arquivos relevantes para o Draknetprofile Os dados de configuração das interfaces de rede são armazenados no diretório /etc/sysconfig/network-scripts/, em arquivos com nomes como ifcfg-xxx. O nome do perfil atualmente ativo é mantido no arquivo /etc/netprofile/current.