Nesta tela, você pode ver o conteúdo de seu(s) disco(s) rígido(s), juntamente com as propostas de particionamento do DrakX para onde instalar o Mageia.
As opções reais disponíveis entre as mostradas abaixo variam de acordo com o layout e o conteúdo de seu(s) disco(s) rígido(s) específico(s).
Opções principais
Se essa opção estiver disponível, significa que as partições compatíveis com Linux foram encontradas e poderão ser usadas para a instalação.
Se tiver espaço não usado em seu disco rígido, então esta opção o utilizará para a nova instalação do Mageia.
Usar espaço livre em uma partição do Windows
Se tiver espaço não usado em uma partição do Windows existente, o instalador pode se oferecer para usá-lo. Isso pode ser uma maneira útil de liberar espaço para sua nova instalação do Mageia, mas veja o aviso abaixo.
Com esta opção, o instalador exibe a partição restante do Windows em azul claro e a partição proposta para o Mageia em azul escuro, com seus tamanhos pretendidos logo abaixo. Você tem a opção de modificar esses tamanhos clicando e arrastando o espaço entre as duas partições. Veja a seguinte captura de tela:
![]() |
|
|
Isso envolve a redução do tamanho da partição do Windows e, portanto, é uma operação arriscada. Certifique-se de ter feito backup de todos os arquivos importantes antes de prosseguir. |
Particionamento personalizado de disco
Isso oferece controle total sobre o posicionamento da instalação em seu(s) disco(s) rígido(s).
Se não estiver usando a opção Particionamento personalizado de disco, o instalador alocará o espaço disponível de acordo com as seguintes regras:
Se o espaço total disponível for menor que 50 GB, será criada apenas uma
partição. Esta será a partição / (raiz).
Se o espaço total disponível for maior que 50 GB, então três partições serão criadas
6/19 do espaço total disponível é alocado para / com um
máximo de 50 GB
1/19 é alocado para a partição swap com um máximo de 4
GB
o restante (pelo menos 12/19) é alocado para a partição
/home
Isso significa que, com 160 GB ou mais de espaço disponível, o instalador criará três partições:
50 GB para /
4 GB para swap
e o restante para /home
![]() |
|
|
Se estiver usando um sistema UEFI, a ESP (partição do sistema EFI) será
automaticamente detectada - ou criada se ainda não existir - e montada em
Se estiver usando um sistema Legacy (também conhecido como BIOS) com um disco particionado com GPT, é necessário criar uma partição de inicialização BIOS se ela ainda não existir. Ela deve ter cerca de 1 MiB e não deve ter ponto de montagem. Pode ser criada com o instalador, na seção Particionamento personalizado de disco , como qualquer outra partição. Certifique-se de selecionar a “partição de inicialização BIOS” como tipo de sistema de arquivos. Consulte DiskDrake para obter informações sobre como prosseguir. |
![]() |
|
|
Alguns discos mais novos estão utilizando setores lógicos de 4096 bytes, em vez do padrão anterior de 512. Devido à falta de hardware disponível, a ferramenta de particionamento usada no instalador não foi testada com este tipo de disco. Alguns dispositivos SSD agora usam um tamanho de bloco de exclusão superior a 1 MB. Se tiver um dispositivo desses, sugerimos que particione o disco com antecedência, utilizando uma ferramenta de particionamento alternativa, como o gparted, e use as seguintes configurações:
Também certifique-se de que todas as partições sejam criadas usando um número par de megabytes. |