Samba é um protocolo utilizado em diferentes sistemas operacionais para compartilhar alguns recursos como diretórios ou impressoras. Esta ferramenta permite-lhe configurar a máquina como um servidor Samba utilizando o protocolo SMB/CIFS. Este protocolo também é usado pelo Windows(R) e estações de trabalho com este sistema operacional pode acessar os recursos do servidor Samba.
Para ser acessados a partir de outras estações de trabalho, o servidor tem de ter um endereço IP fixo. Isso pode ser especificado diretamente no servidor, por exemplo, com , ou no servidor DHCP que identifica a estação com seu endereço MAC e dar-lhe sempre o mesmo endereço. O firewall também tem de permitir que os pedidos de entrada para o servidor Samba.
Na primeira execução, as ferramentas [36] se os pacotes necessários estão instalados e propõe para instalá-los, se eles ainda não estão presentes. Em seguida, o assistente para configurar o servidor Samba é lançado.
Na janela seguinte, a opção de configuração de servidor Standalone já está selecionado.
Em seguida, especifique o nome do grupo de trabalho. Este nome deve ser o mesmo para o acesso aos recursos compartilhados.
O nome NetBIOS é o nome que vai ser usado para designar o servidor da rede.
Escolha o modo de segurança:
usuário : o cliente deve ser autorizado a acessar o recurso
share: o cliente autentica-se separadamente para cada ação
Você pode especificar quais hosts estão autorizados a acessar os recursos, com o endereço IP ou nome do host.
Especifique o banner do servidor. O banner é a forma como este servidor será descrito nas estações de trabalho do Windows.
O lugar onde Samba pode registrar informações podem ser especificadas na próxima etapa.
O assistente exibe uma lista dos parâmetros escolhidos antes de aceitar a
configuração. Quando aceito, a configuração será escrito em /
etc/samba/smb.conf
.
Se a opção "controlador de domínio primário" for selecionado, o assistente pede indicação se ganha é apoiar ou não, e para fornecer aos usuários de administrador nomes. Os passos seguintes são, em seguida, o mesmo que para o servidor autônomo, exceto que você pode escolher também o modo de segurança:
domínio: fornece um mecanismo para armazenar todos os usuários e grupos de contas em uma, compartilhada, repositório conta central. O repositório centralizado conta é compartilhado entre os controladores (segurança).
Com o botão
, temos:Uma nova entrada é assim, acrescentou. Ele pode ser modificado com o botão
. As opções podem ser editadas, como se o diretório é visível para o público, gravável ou navegável. O nome do compartilhamento não pode ser modificado.Quando a lista tem pelo menos uma entrada, entrada de menu pode ser usado.
Arquivo|Escrever conf. Salve a configuração atual em /etc/samba/smb.conf
.
Servidor Samba|Configurar. O assistente pode ser executado novamente com este comando.
Servidor Samba|Restart. O servidor está parado e reiniciado com os arquivos de configuração atuais.
Servidor Samba|Recarregar. A configuração apresentada é recarregado a partir dos arquivos de configuração atual.