Configurar scanner scannerdrake
Instalação Esta ferramenta Você pode iniciar esta ferramenta a partir da linha de comando, digitando Scannerdrake como root. permite configurar um único dispositivo de scanner ou um dispositivo multifuncional que inclui a função de digitalização. Também possibilita compartilhar dispositivos locais conectados a este computador com um computador remoto ou acessar scanners remotos. Quando você iniciar esta ferramenta pela primeira vez, pode aparecer a seguinte mensagem: "Os pacotes SANE precisam estar instalados para usar scannerss Deseja instalar os pacotes SANE?" Escolha Sim para continuar. Isso instalará o scanner-gui e o task-scanning se ainda não estiverem instalados. Se o seu scanner for identificado corretamente, ou seja, se na tela acima você ver o nome do seu scanner, ele estará pronto para uso com, por exemplo, XSane ou Simple Scan. Nesse caso, agora você pode querer configurar a opção de Compartilhamento de scanner.. Você pode ler sobre isso na . No entanto, se o seu scanner não foi identificado corretamente, e verificar os cabos e o interruptor de energia e pressionar Buscar novos scanners não resolver, você precisará pressionar Adicionar um scanner manualmente. Escolha a marca do seu scanner na lista exibida, depois selecione o tipo correspondente a essa marca e clique em Ok Se você não encontrar seu scanner na lista, clique em Cancelar Por favor, verifique se o seu scanner é suportado na página SANE: Dispositivos Suportados e peça ajuda nos fóruns.
Escolher porta
Você pode deixar essa configuração em Detectar portas disponíveis automaticamente, a menos que a interface do seu scanner seja uma porta paralela. Nesse caso, selecione/dev/parport0 se você tiver apenas uma. Após clicar em Ok, na maioria dos casos você verá uma tela semelhante à abaixo. Se você não obter essa tela, por favor, leia a .
Compartilhamento de Scanner Aqui você pode escolher se os scanners conectados a esta máquina devem ser acessíveis por máquinas remotas e quais máquinas remotas poderão acessá-los. Você também pode decidir se scanners em máquinas remotas devem ser disponibilizados nesta máquina. Compartilhamento de scanner para hosts: nomes ou endereços IP de hosts podem ser adicionados ou removidos da lista de hosts autorizados a acessar o(s) dispositivo(s) local(is) neste computador. Uso de scanners remotos: nomes ou endereços IP de hosts podem ser adicionados ou removidos da lista de hosts que fornecem acesso a um scanner remoto. Compartilhamento de scanner para hosts: você pode adicionar hosts. Compartilhamento de scanner para hosts: especifique quais hosts adicionar ou permita o acesso de todas as máquinas remotas. "Todas as máquinas remotas" têm permissão para acessar o scanner local Se o pacote saned ainda não estiver instalado, a ferramenta oferece a opção de instalá-lo. No final, a ferramenta alterará os seguintes arquivos: /etc/sane.d/saned.conf /etc/sane.d/net.conf /etc/sane.d/dll.conf para adicionar ou comentar a diretiva "net" Além disso, configurará o saned e o xinetd para serem iniciados durante a inicialização.
Específicos Hewlett-Packard A maioria dos scanners HP é gerenciada pelo HP Device Manager (hplip), que também gerencia impressoras. Nesse caso, esta ferramenta não permite a configuração e convida você a usar o HP Device Manager. Epson Os drivers estão disponíveis nesta pagina. Quando indicado, ocê deve instalar o pacote iscan-data primeiro e, em seguida, o iscan (nesta ordem). É possível que o pacote iscan gere um aviso sobre um conflito com o sane. Usuários relataram que esse aviso pode ser ignorado.
Passos adicionais de instalação É possível que, após selecionar uma porta para o seu scanner na tela, , você precise realizar um ou mais passos adicionais para configurar corretamente o seu scanner. Em alguns casos, você é informado de que o scanner precisa que seu firmware seja carregado toda vez que é iniciado. Esta ferramenta permite carregar o firmware no dispositivo, depois de tê-lo instalado em seu sistema. Nesta tela, você pode instalar o firmware a partir de um CD ou de uma instalação do Windows, ou instalar o que você baixou de um site da Internet do fornecedor Quando o firmware do seu dispositivo precisar ser carregado, isso pode levar um tempo considerável na primeira utilização, possivelmente mais de um minuto. Portanto, seja paciente. Além disso, você pode receber uma tela informando que é necessário ajustar o arquivo /etc/sane.d/"nome_do_seu_backend_SANE".conf. Leia essas ou outras instruções que você receber com atenção e, se não souber o que fazer, sinta-se à vontade para pedir ajuda nos fóruns.